Diversificando a Vida!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Queimadas uma tristeza para o Meio Ambiente!


Feitas tanto por pequenos agricultores como por grileiros, esse método de “limpeza” da área de plantio é uma técnica considerada arcaica e prejudicial tanto para o ecossistema quanto para a própria produção agrícola.

Mas se é prejudicial, por que elas acabam acontecendo? Há alguns fatores para a existência de queimadas. A princípio, o pequeno agricultor queima para resolver dois problemas: acabar com pragas e doenças e preparar o solo para pastagem ou plantio. Já os invasores de terra e grileiros usam o artifício da queimada para se apossar ilegalmente da terra, acabando com a mata nativa e colocando gado ou mudas na área. Além disso, nos canaviais, a queimada é feita para facilitar a colheita. Assim, para entender as queimadas é bom separar um pouco o joio do trigo.


 Principalmente na Amazônia, as queimadas são feitas por pequenos agricultores que não têm outra alternativa para preparar a terra, já que para cortar a vegetação e prepará-la sem queimar é preciso de maquinário como o trator, uma realidade muito distante para esses agricultores.

Já em outras regiões como o Nordeste e o Sudeste, algumas queimadas são feitas para facilitar a colheita da cana-de-açúcar. Com fogo, os pequenos espinhos da planta são eliminados e a colheita rende mais para os trabalhadores que ganham por quantidade recolhida.

Tanto no Norte, quanto no Nordeste, há a má-fé dos grileiros.

Há também a queimada de plantações de algodão. Nesse caso, é feita uma touceira (monte de restos de plantas) para queimar o que sobrou da colheita. Essa queimada é obrigatória por lei, por causa do fantasma do bicudo, uma praga comum a esse tipo de monocultura. Nesse caso, é uma queimada mais simples com duração de cerca de três a quatro horas e em pequenas áreas.

A batalha contra a queimada é cada vez mais intensa, mas também é histórica. Hoje, o governo trabalha com programas como o notóruPrevfogo para conter esse problema.
O Efeito mais notório:
O efeito mais notório da queimada é a destruição do ambiente. Na floresta Amazônica no mês de agosto de 1988 foram queimados por dia cerca de mil quilômetros quadrados de mata, comuns nesta época do ano, quando agricultores limpam os terrenos para o cultivo. A poluição gerada pelas queimadas da amazônia, naquela época, era estimada como o equivalente ao lançado na atmosfera pela cidade de São Paulo nos últimos setenta anos.

0 comentários:

Postar um comentário