Diversificando a Vida!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vítimas do césio ainda esperam

Protesto em Salvador em 2007
lembra as vítimas do césio

Há exatos 23 anos o Brasil se comoveu com um dos mais emblemáticos acidentes com lixo radioativo que já aconteceu no mundo.


O desastre começou no dia 13 de setembro de 1987, quandodois catadores de lixo de Goiânia, curiosos com o brilho azul emitido pelo Césio 137, recolheram o material encontrado nos escombros de um antigo hospital e o levaram para suas casas. 

Em pouco tempo o material radioativo, que estava dentro de um aparelho de radioterapia abandonado, se espalhou pela cidade, contaminando pessoas, animais e solo. 

Após o desastre foram recolhidos mais 13,4 toneladas de lixo radioativo, armazenados posteriormente em um depósito construído na cidade de Abadia (GO), distante 24 quilômetros de Goiânia. Mas a pior herança do Césio foi a contaminação de mais de mil pessoas, que até hoje sofrem com as consequências do acidente.

O acidente do césio é o ícone do que acontece frequentemente no programa nuclear brasileiro. "A tragédia de Goiânia é reflexo da falta de estrutura e de segurança do programa nuclear brasileiro", diz André Amaral, responsável pela campanha de energia nuclear no Greenpeace. "Assim como aconteceu no caso do Césio, existem várias pessoas que foram contaminadas pelo programa nuclear irresponsável e várias que possivelmente ainda sofrerão, caso o governo insista nesse plano de aventura nuclear."

Em entrevista ao Portal EcoDebate, Odesson Alves Ferreira, presidente da Associação das Vítimas do Césio 137 (AVCésio), fala sobre a lentidão do processo de indenização das pessoas contaminadas, da ignorância dos responsáveis e da falta de educação sobre os riscos da radioatividade em geral. "O desastre daqui foi o maior acidente radioativo em área urbana do mundo", afima Ferreira.



Fonte: GREENPEACE

1 comentários:

Wesley disse...

Excelente post amigo!

É de comover mesmo a situação dessa localidade e das pessoas que lá vivem!

Um abraço! Até mais!

Se possível depois, olha meu blog: webinfo-variedades.blogspot.com

Postar um comentário