Diversificando a Vida!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pergunte ao candidato

O Greenpeace leva às ruas de Belo Horizonte, São Paulo e Rio um convite: chamar os presidenciáveis Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB) a detalharem publicamente seus planos para garantir a manutenção das florestas brasileiras e uma matriz energética renovável, com uso de Sol e vento como fontes de energia.
Quem quiser poderá assinar a petição “Vote por um Brasil mais verde e limpo”: uma carta é enviada para os presidenciáveis, pedindo esclarecimentos sobre seus programas de governo. A atividade começa hoje e vai até o domingo (confira abaixo locais e horários).
Além da petição, as pessoas terão acesso a mais informações sobre a campanha do Greenpeace, além da oportunidade de gravarem mensagens aos candidatos e tirarem fotos com o personagem Homem-Solar, que representa a energia renovável, e derrubar o Homem-Motosserra, que representa a sanha desmatadora, em uma piscina.
De acordo com o jornal “O Globo”, os presidenciáveis não usaram nem 2% de seu tempo na propaganda eleitoral do primeiro turno para falar de suas futuras ações pelo ambiente. Agora, na disputa por votos, promessas escoam feito água de suas bocas, mas o real comprometimento com a preservação ambiental ainda carece de detalhamento. Os planos apresentados por Dilma e Serra são, em sua maioria, vagos.
Fontes
A Amazônia, além de garantir a sobrevivência das mais de 30 milhões de pessoas, é fundamental no equilíbrio climático global. Ela influencia diretamente o regime de chuvas do Brasil e da América Latina, além de estocar em sua cobertura vegetal entre 80 e 120 bilhões de toneladas de carbono.
A cada árvore que cai, uma parcela dessa conta vai para os céus. Ainda assim, os candidatos querem reduzir o desmatamento, mas não o interromper – apesar de o Brasil já ter áreas desmatadas (e uma boa parte delas abandonadas) suficientes para garantir o crescimento da produção agropecuária.
Outro fator que contribui para as emissões de gases de efeito estufa é a geração de energia. Para impulsionar o crescimento do país, quantidades cada vez maiores de energia são demandadas. Parte dessa energia é gerada pela queima de carvão e petróleo, que liberam no ar volumes gigantescos do gás dióxido de carbono. Mas poderia ser diferente: o potencial brasileiro para geração de energia limpa baseada no Sol e no vento é enorme, porém pouco explorado por nossos governantes.

Programação

São Paulo
Dia 21/10, das 12h às 17h, no Viaduto do Chá
Dia 22/10, das 12h às 17h, na Praça da Republica 
Dia 23/10, das 9h às 17h, na Escola Agrícola de Jacareí (av. Nove de Julho, 745, no Jardim Pereira Amparo)
Dia 24/10, das 9h às 16h, no vão livre do Masp 

Rio de Janeiro
Dia 21/10, das 10h às 15h, no Largo da Carioca com av. Nilo Peçanha
Dia 22/10, das 10h às 15h, no Paço Imperial, na rua Primeiro de Março
Dia 23/10, das 10h às 16h, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão
Dia 24/10, das 10h às 16h, na esquina da av. Vieira Souto com rua Francisco Otaviano 

Belo Horizonte

Dia 21/10, das 12h às 18h, na praça Savassi
Dia 22/10, das 12h às 18h, na praça Savassi
Dia 23/10, das 12h às 18h, no parque Municipal
Dia 24/10, das 9h às 13h, no parque Municipal
Fonte: GREENPEACE

0 comentários:

Postar um comentário