Diversificando a Vida!

domingo, 31 de outubro de 2010

Conseqüências da Globalização

Vimos que o quadro político e socioeconômico existente hoje no mundo é resultado do processo de surgimento e expansão do modo de produção capitalista e, mais recentemente, da expansão do processo de globalização. Vejamos algumas conseqüências desse processo.


Com a globalização, houve, a partir dos anos 1980, um crescimento do comércio mundial. No espaço econômico mais instavél, que exige competitividade. Os países subdesenvolvidos participaram com apenas 30% desse comércio.

Está ocorrendo maior concentração de riquezas: os países ricos ficam mais ricos e os pobres, mais pobres. Essa concentração de renda explica-se, entre outros motivos, pela redução das tarifas de importação, que beneficiou muito mais os produtos exportados pelos mais ricos. Os países mais pobres não têm conseguido exportar produtos agrícolas para os mais ricos, pois estes subsidiam a própria produção interna.

Como se pode ver, a globalização não beneficiou a todos. A riqueza concentra-se nas mãos de poucos, o progresso beneficia as elites. Nos anos 1990 milhares de pessoas foram lançadas na pobreza e milhares de outras continuaram a viver na miséria.

0 comentários:

Postar um comentário