Diversificando a Vida!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Será que vai dar sol?

O presidente norte-americano Barack Obama resolveu vetar a instalação de painéis solares na Casa Branca. O curioso é que pouco tempo antes ele havia anunciado que destinaria 2 bilhões de dólares para pesquisa e desenvolvimento de energia solar. Ou seja, deu o incentivo, mas perdeu a oportunidade de dar o exemplo, utilizando energia renovável e de baixas emissões e impactos ambientais no telhado de casa.
Curioso também porque em agosto do ano passado, Mama Sarah, avó de Obama que mora no Quênia, África, ganhou painéis solares do Greenpeace, mostrando que a revolução energética chega até mesmo a lugares remotos. Em suas palavras "Eu estou muito lisonjeada com as melhorias da minha casa graças à energia solar. Vou garantir que meu neto fique sabendo disso".
Por aqui, a situação foi até que parecida. O Palácio do Planalto foi reformado, mas nada de energia solar - para aquecimento de água, ou geração de eletricidade - foi incluída no projeto. O Greenpeace foi à reinauguração do Planalto, no dia 26 de agosto, e levou um painel solar de presente ao presidente  para lembrá-lo que, apesar da grande quantidade de sol disponível no país, ainda carecemos em políticas de incentivo à fonte. 

Por enquanto estamos esperando pra ver se o painel vai ser utilizado e, mais ainda, se teremos uma lei para energia solar. Para isto, basta aprovar o projeto de lei PL 630, parado na Câmara dos Deputados há quase um ano.
Autor: JTinoco

0 comentários:

Postar um comentário