Diversificando a Vida!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

39 anos de história

Hoje é o 39º aniversário do Greenpeace e o navio Esperanza acaba de chegar a Aberdeen, na Escócia. Em 15 de setembro de 1971, nosso primeiro navio partiu para protestar pacificamente contra um teste nuclear que destruiria a ilha Amchitka, um ecossistema intocado na costa do Alasca. Nossos fundadores não conseguiram chegar até a ilha, mas criaram uma onda de apoio público que finalmente encerrou o programa de testes nucleares. 
Hoje é um dia especial também porque Tony Hayward, ex-presidente da BP, está sendo interrogado por legisladores no Reino Unido sobre as violações de segurança das plataformas petrolíferas marítimas no Mar do Norte. A BP foi responsável pelo maior vazamento de petróleo da história, que ocorreu em abril desse ano no Golfo do México. 
Na próxima semana, participaremos da reunião da OSPAR em Bergen, convenção internacional encarregada de proteger os mares do Atlântico Nordeste. O Greenpeace pedirá o fim imediato da perfuração em águas profundas na região. 
A campanha “Indo além do petróleo” seguirá então para um novo destino, secreto, onde a exploração de petróleo é perigosa e ameaça o ambiente e o clima. Por enquanto, continuamos nosso caminho para além do petróleo.
Autora: Laura Fuser

0 comentários:

Postar um comentário