Diversificando a Vida!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Leitura Dinâmica pode ajudar nos Estudos para o Vestibular


A leitura é parte inseparável da rotina de quem estuda. Mas cada um tem seu tempo na hora de ler. Para acelerar esse ritmo e não perder horas com longos textos e muitos livros, algumas pessoas apelam para a leitura dinâmica. O método, que promete acelerar a velocidade e melhorar a qualidade de leitura, exige muito treinamento e persistência. Mas nem sempre os resultados se refletem nos estudos.

A leitura rápida promete salvar a vida de quem precisa assimilar muita informação em pouco tempo. O professor do curso Methodus, Leandro Santos, explica que é uma forma diferente de ler. "A maioria das pessoas sabe ler silabicamente, a leitura dinâmica cria uma nova estrutura de leitura." Quando aprendemos a ler na escola, juntamos cada sílaba para formar uma palavra e a partir daí assimilar o significado de todas as letras juntas. Na leitura dinâmica, o processo é outro. O cérebro vê a palavra como um todo, dessa forma a compreensão é mais rápida e mais eficiente, diz Santos.

"Na leitura silábica o referencial das pessoas é o significante, o símbolo e na leitura dinâmica vamos tocar no significado, na informação", explica Santos. Além da velocidade, esse tipo de leitura promete otimizar a compreensão. Um leitor lê, em média, 150 palavras por minuto e compreende 60% do seu conteúdo. Teoricamente, o leitor dinâmico bem treinado lê 800 palavras por minuto e compreende 80%.

Para conseguir alcançar essas estatísticas é fundamental praticar. Para iniciar o treinamento são indicados textos familiares, com assuntos de domínio do aluno. Depois que se atingiu uma boa média de tempo com este material, o aluno deve passar para textos mais complexos. Das três etapas que estamos acostumados a percorrer para ler de forma silábica (olhar, falar e compreender), uma é eliminada na maneira dinâmica, a fala. Assim o processo torna-se mais rápido. Mas é preciso policiar o costume de pronunciar - nem que seja mentalmente - as palavras lidas. Não existe um tempo mínimo para aprender a ler rapidamente, isso depende diretamente de prática.

É atrás desse grande volume de absorção de informação que estudantes de concursos públicos, vestibulandos, universitários e até executivos buscam aprender a ler dessa maneira. Kênia Lopes, advogada, procurou um curso especializado para aprender leitura dinâmica e melhorar os estudos para um concurso público. "O meu desempenho nos estudos melhorou, além da leitura, senti melhora na concentração e memorização, o que é fundamental para a compreensão de uma leitura mais rápida", conta. Mas ela lembra que é preciso força de vontade, "é preciso treinar, como tudo o que se quer aprender a fazer bem". Para a advogada, a meta de compreender mais ainda não foi atingida, "a minha leitura com certeza está mais rápida, com melhor compreensão não, pois isso depende de treino, muito treino, quanto mais aplicarmos a técnica melhor fica a compreensão do texto", analisa.

Para a professora de literatura e gramática do curso pré-vestibular da Poli, Cristiane Bastos, a leitura dinâmica não dever ser usada para todos os fins. "Ela pode ser útil se você quer algo mais pontual, uma determinada informação. Para estudar não é uma boa. É importante a compreensão da frase inteira. Para uma obra das leituras obrigatórias (para o vestibular), por exemplo, nada de leitura dinâmica", argumenta. Cristiane acredita que a vantagem para os alunos que dominam a técnica é a capacidade de sintetização, "a vantagem é conseguir resumir a ponto de pegar o que é mais importante".

Não existe uma razão evidente para que a técnica da leitura rápida não seja usada para alfabetizar. Como há uma estrutura didática pronta para ensinar a ler de maneira silábica, acabamos por aprender a leitura dinâmica depois de adultos. "É uma técnica relativamente nova, sem muitos profissionais qualificados para ensinar. Os métodos pedagógicos que os professores aprendem a ensinar é da maneira silábica", observa Santos.


Fonte: TERRA.COM

3 comentários:

Anônimo disse...

Boas dicas, ainda mais que aqui tenho uma vestibulanda que vai encarar, neste ano, odonto na federal goiana. Valeu - forte abraço.

Rogério Rodrigues disse...

Olá parabéns pela matéria, existem diversos cursos no mercado, de leitura Dinamica que apenas oferecem velocidade na leitura e não eliminam o maus hábitos de leitura e compreensão e retenção do texto, que é muito importante na leitura.
Deixo aos nobres colegas uma sugestão, um Programa de leitura Avançada que é realmente um curso que vale muito apena conhecer...
www.evolucaox.com.br
um abraço

Caroline. disse...

já tinha ouvido falar sobre isso :) realmente é uma otima dica, principalmente para o meu caso - vestibulanda.

parabens pelo blog!!
http://doceestranhomundodecarol.blogspot.com/

Postar um comentário