Diversificando a Vida!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apagão na Minha Casa!


Ontem de noite quando calmamente assistia um filme da Vida de Ray Charles enterpretado por Jamie Foxx ocorre um apagão dentro da minha casa ( não sabendo que era ne vários Estados), quando as luzes apagam e você só ouve a voz de uma criança de um ano chorando que não sabe o por que da luz ter apagado, você fica sem saber o que fazer no meio da escuridão, foi muito difícil acalmar Iana, Mas o fim de noite surpreendera toda minha família sem luz, foi difícil dar banho em Iana, também foi difícil se locomover pela casa garantindo belos hematomas sem falar do calor que era insuportável, enfim todos dormiram la pra uma hora da manhã, foi uma noite difícil mas acho que deve ter sido pior para quem estava na rua.


Hoje o jornal divulgou a noticia de que o a pagão foi em grande escala pelo nordeste ( e eu pensando que era só um problema na minha rua), vendo essa noticia pensei como um apagão desse ocorre no Brasil, então fui procurar me informar um pouco sobre esse apagão encontrei bastante informação, nos jornais de Salvador eles trataram o problema do apagão com muita seriedade.


Entrei agora a pouco no site do Greenpeace e encontrei uma notícia sobre o apagão que me esclareceu bastante: 


Oito estados do Nordeste passaram até quatro horas sem luz na madrugada desta sexta-feira, dia 04, graças a uma falha técnica em uma subestação de transmissão de energia no interior de Pernambuco, que provocou um efeito cascata de falta de energia na região. O incidente comprova que o Brasil precisa investir em eficiência de geração e distribuição de energia. 


“Gerar energia mais perto de onde ela será consumida, o que chamamos de geração descentralizada, é a maneira mais segura de garantir que não haverá falta de eletricidade no país”, diz Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha de Energia do Greenpeace. “Além de uma alternativa para o problema de apagões generalizados, a descentralização evita as perdas de energia que acontecem no processo de transmissão e pode garantir fornecimento a um milhão de pessoas que ainda não têm energia elétrica no Brasil”, diz. 

A nova versão do relatório Revolução Energética, estudo elaborado pelo Greenpeace, em parceria com especialistas do setor e lançado no final de 2010, mostra como o Brasil pode se tornar 93% renovável nos próximos 40 anos, com investimentos em energia limpa e eficiência. Pelas projeções do relatório, 26,4% da energia que consumiremos será proveniente de solar e eólica. “O Nordeste é a região do país onde o sol e o vento podem gerar mais energia. Com todo este potencial, não faz sentido um defeito de transmissão ser capaz de cessar o abastecimento de oito estados”, conclui Baitelo.

A falta de luz me fez pensar como somos tão dependentes da energia, quem não tinha um palito fósforo em casa teve que se virar do mesmo jeito dos nossos antepassados. 


7 comentários:

Lollipop disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edenilton disse...

Realmente não conseguimos mais viver sem energia, mas se não cuidarmos do meio ambiente até isso será afetado.

Ótimo post

Lollipop disse...

É Hugo foi um caso sério ontem ...
eu estava assistindo Aline com a minha família e logo eu falei pra minha mãe ''eu acho que vai faltar energia '' e faltou,nós fomos logo procurando as velas e desligamos todos eletrodomésticos, quando eu fui abrir a torneira não tinha água --'
ai eu fui na minha varanda e vi que em muitas ruas não tinham energia.Logo depois eu fui assistir O filme da Vida de Ray Charles no meu celular e peguei no sono.
Bye,bye
até as voltas aulas !

Jackie Freitas disse...

Olá Hugo!
Todas as vezes que falta energia, penso o mesmo: somos extremamente dependentes dela! E não criamos muitas alternativas para que a ausência da energia não nos cause tantos transtornos...
Para mim, principalmente quando acaba de noite, nada tenho a fazer senão ir dormir... espero pelo Sol no dia seguinte...rsrs
Grande beijo,
Jackie

Hugo Green disse...

@Jackie Freitas É muito bom ficar independente da energia mas eu não posso dizer o mesmo de mim uso bastante energia e quando falta energia de noite fico sem nada para fazer.

Abraço.

Hugo Green disse...

@Lollipop Antes da luz cair de vez tava enfraquecendo um pouco mas ninguém ligou ai quando acabou a luz de vez foi um caos total, fui dormir la para uma hora da manhã por causa do calor.

Abraço.

Hugo Green disse...

@Edy Santos Somos dependentes da eletricidade um fato que não podemos contestar!

Abraço.

Postar um comentário