Diversificando a Vida!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Veja o que as escolas não podem pedir na lista de material


A cada início de ano, os pais correm para comprar tudo pedido pelas escolas. Além de cadernos, livros e todo o material que o aluno deve ter diariamente consigo, a família também deve apresentar alguns itens pedidos para serem usados em momentos diversos na sala de aula. Porém, é importante estar atento sobre até onde o colégio pode ir quando se trata da tradicional lista de começo do ano.

Materiais de limpeza, como detergentes, e de higiene, como papel higiênico, não podem ser arrecadados pelo colégio. Também estão proibidas as cobranças de taxas para suprir despesas com água, luz e telefone. "A gente entende que essa atribuição é da própria escola, porque esse valor já deve estar incluído na mensalidade", explica Odahyr dos Santos Júnior, diretor interino do Procon de Jacareí, em São Paulo.

Pedir itens como cartolina, lantejoula e purpurina (normalmente utilizados em trabalhos em grupo) são questionáveis, e a família pode indagar a escola a respeito do assunto. A ideia é que tudo que é de uso coletivo não pode ser cobrado, e que aqueles materiais que não tiverem um papel didático-pedagógico sejam considerados uma cobrança abusiva. "A instituição tem que mostrar que haverá um uso individual do material", afirma Santos.

Essas regras vale para todos os tipos de Colégios sendo Publica ou Particular, não caia na conversa do diretor que se aproveita no inicio da ano letivo para tirar dinheiro dos pais, o que vemos muito nesse mundo são pessoas espertas fiquem de olho.

FONTE: TERRA.COM 




4 comentários:

Cápsula de Pimenta disse...

Gostei do blog!!!

Tem um tempinho? Não deixe de vizitar:
http://capsuladepimenta.blogspot.com

_______________________________________
Abraços, Cápsula de Pimenta

Drica Fernandes disse...

Valeu por seguir o 10 coisas!Já estou te seguindo também!
Kisses,love and rockets!

http://10coisas2.blogspot.com

MeninoDePredio disse...

uhumm.
kk belo texto moço parabens pelo blog.

Lola disse...

aain eu curti pakas teu blog ^^
principalmente o post la´em baxo rs'

mas intao vlw pela visita
to seguindo o teu tbm amore *-*'


http://wwwforfun-trytta.blogspot.com/

Postar um comentário