Diversificando a Vida!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Confira 7 Filmes para entender a História!

O filme O Pianista se passa na 2º Guerra Mundial e se baseia nas memórias do pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody)

Depois de um ano debruçado em livros, o vestibulando pode aproveitar o mês de dezembro para versificar os estudos durante a reta final para as provas. O professor de história do curso pré-vestibular Efivest, em Fortaleza, Janilson Rodrigues sugere sete filmes para o aluno aprofundar os seus conhecimentos enquanto relaxa no sofá.

- Olga: o filme nacional, lançado em 2004 pelo diretor Jayme Monjardim, é perfeito para entender a Era Vargas. O Estado Novo aparece com força na trama, que é inspirada na biografia da alemã, judia e comunista Olga Benário Prestes, casada com o militar comunista brasileiro Luís Carlos Prestes.

- O Que É Isso, Companheiro? é outro filme brasileiro, de 1997 e dirigido por Bruno Barreto, que teve o roteiro baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, escrito em 1979. O enredo apresenta aspectos da ditadura militar, especialmente sobre as guerrilhas, quando conta a história verídica do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes dos grupos de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional.

- Zuzu Angel: também com o foco na ditadura militar, a obra nacional de 2006 foi dirigida por Sérgio Rezende. Ela narra a vida da estilista Zuzu Angel, cujo filho foi torturado e assassinado durante esse período. Zuleika Angel Jones foi morta em um acidente de carro forjado pelos militantes do exército em 1976.

- Lista de Schindler: dirigido por Steven Spielberg em 1993, o filme baseia-se no livro homônimo de Thomas Keneally para relatar a história de Oskar Schindler, um checo que salvou a vida de mais de mil judeus poloneses durante o holocausto. Rodrigues sugere prestar atenção no que se refere à Segunda Guerra Mundial e ao Nazismo.

- O Pianista: Não esqueça dos lenços de papel na hora de dar o play. O estudante irá conhecer a triste história de Wladyslaw Szpilman, que serviu como base para o longa-metragem de 2002 dirigido por Roman Polanski. O enredo conta a experiência de Szpilman como sobrevivente da perseguição nazista, o que ensina noções de Segunda Guerra Mundial, nazismo e antissemitismo.

- O Grande Ditador é um clássico eterno para compreender Adolf Hitler e Benito Mussolini. A comédia satiriza os tiranos do nazismo e do fascismo. Lançado em 1940, é o primeiro filme falado Charles Chaplin. ¿Este, aliás, já foi até cobrado no vestibular¿, alerta o professor.

- Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (sim, com Z mesmo) retrata a chega da família real portuguesa à sua colônia brasileira. O longa-metragem histórico e satírico foi lançado em 1995, dirigido por Carla Camurati e é uma boa opção para entender o período anterior à república no país.

FONTE: TERRA.COM

11 comentários:

leo mad disse...

O Pianista e Olga são otimos filmes, lindissimos

Blog Madness.
http://www.insannidad.blogspot.com

Hugo Green disse...

Eu assisti Olga para para me ajudar a condenar Hitler no tribunal do Colégio.

Abraço.

leo mad disse...

Olá o Blog Madness é atualizado por mais de uma pessoa, a coluna ''Memórias de Natasha Piervy'' é atualizado por outra pessoa.

Mas é estranho mesmo não desconfiar que é uma travesti ne kkkkkkkkkkkkkk, mas tem muitos homens
que saem com travestis que gostam de algo assim kkkkkkk. Aguarde o próximo capitulo, sempre uma situação surpresa e engraçada.

Blog Madness.
http://www.insannidad.blogspot.com

Hugo Green disse...

A Quem Goste!

Abraço.

p.s: Gosto estranho.

Indianara disse...

Nossa, eu sempre quis assistir o pianista!
Acho que esses dias, to assistindo!
xD


www.projetandorascunhos.blogspot.com

Soda disse...

e ai cara...valeu pelo comentario
e o charlie realmente eh mto foda hahaha
quem dera ter uma vida dakelas...

segue a gnt no twitter tbm
@SodanaPanela

abração

Isabela VN disse...

Curti muito demaiis o seu blog!
Sempre quiz assistir,tô loucona pra assitir Carlota Joaquina
Seu blog é muito interessante e tem uma grande big futuro pela frente,muito amor paz saúde e sucesso pra você
http://vitaminadepapel.blogspot.com

Hugo Green disse...

Ne uma insônia que eu tive acabei ligando a televisão de madrugada e tava passando Carlota Joaquina eu pensando que ia dormir assistindo o filme acabei dando boas risadas vale apena assistir!

Abraço.

Admin disse...

O Pianista, muito bom esse filme. já estou seguindo o seu blog. obrigado por seguir o meu .

Roberta disse...

Legal as sugestões sou louca para assistir a Lista de Schindler acredito que seja um filme impressionante. Infelizmente não assisti nem um desses filmes,mas vou anotar na minha agenda gosto de história. Abraço! Me segue.

http://betynhathais.blogspot.com/

Hugo Green disse...

Faça isso afinal não podemos compreender o futuro sem entender o passado!

Abraço.

Postar um comentário