Diversificando a Vida!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Aprenda a Reutilizar a Borra do Café em 10 Dicas!



Nós os brasileiros somos os mestres no café, sinceramente acho o nosso café é muito delicioso. Ao terminamos de fazer o café resta a borra do café e não sabíamos o que fazer com a borra e a pergunta surgia o que  fazer com ela jogar no lixo? Não eu vou te dar 10 dicas de como reaproveitar a borra do café que será muito útil para você e para o meio ambiente.

1. Mantenha o encanamento da cozinha sem cheiro - Alguma vez você passou por sua cozinha e sentiu um odor desagradável, só para descobrir que vem do ralo? Você pode usar borra de café cerca de uma vez por semana para corrigir este problema. O primeiro passo é aquecer um pouco de água para ferver em um bule de chá ou em uma panela. Quando a água estiver quente, traga-a para a pia. Despeje cerca de meia xícara de borra de café no ralo, seguida imediatamente pela água quente. Você deve despejar pelo menos 5 xícaras de água fervente depois da borra. A água quente irá empurrar os grãos, garantindo que não vão entupir o ralo. O encanamento deverá permanecer sem odores por pelo menos uma semana após isto.


2. Tingimento - Tingir objetos pode não ser o seu passatempo frequente, mas quando precisa ser feito, é bom saber que há uma solução fácil. A borra de café pode servir como um excelente corante marrom para qualquer coisa, desde tecidos até papel ou até mesmo ovos de Páscoa. Pegue a borra de café e feche-a dentro de um filtro ou nylon . Mergulhe em duas xícaras de água quente por cinco a dez minutos. Depois de ter feito isso, você tem um corante pronto para uso. Quando tingir um pedaço maior de tecido, simplesmente aumente a quantidade de água e a quantidade de borra. Se você tem mobília marrom, um corante feito de borra de café também pode ser usado para encobrir as manchas indesejadas.

3. Limpador - Todos nós enfrentamos objetos difíceis de limpar em nossas vidas. Se você tem uma panela que simplesmente não limpa, ou um cinzeiro cheio de manchas, a borra de café como um limpador pode ser a sua solução. A borra é extremamente abrasiva e ácida, o que lhe dá uma vantagem quando se trata de limpeza difícil. Simplesmente misture com um pouco de água e em seguida esfregue com uma escova firme. Certifique-se de que os objetos que você vai limpar são resistentes a manchas. Caso contrário você tem que fazer da limpeza um processo rápido, porque, conforme mencionado acima, a borra de café pode tingir as superfícies.

4. Repelente para gatos e pragas – Apesar de alguns de nós amarmos os gatos, não os amamos em nossos jardins; os gatos que vivem ao ar livre muitas vezes têm dificuldade para distinguir entre uma caixa de areia e o seu jardim. Você pode se surpreender em descobrir que a borra de café pode ajudá-los a fazer essa distinção! Basta misturar um pouco de borra de café com um pouco de casca de laranja, e em seguida espalhar pelo jardim. Uma vez que os gatos não gostam do cheiro do café, bem como de quaisquer cheiros cítricos, esta mistura vai conduzi-los para longe rapidamente! Não só ela pode manter os gatos fora de seu jardim ou quintal, como também a borra de café mantém as formigas bem longe! Formigas também não gostam deste cheiro, e muito provavelmente, da acidez do café. Se você está tendo problemas com formigas e tem algum tempo livre, espalhe borra de café sobre cada formigueiro. Após cerca de uma semana espalhando a borra persistentemente, a maioria destas formigas inconvenientes vai encontrar um novo lugar para morar!

5. Melhore o crescimento da cenoura e do rabanete - Todos nós já ouvimos dizer que a borra de café é um excelente fertilizante para o solo do jardim. Talvez você também saiba que a borra enriquece consideravelmente o adubo que preparamos em casa para o jardim. O que você provavelmente não ouviu, é que a borra pode melhorar o crescimento de cenouras e rabanetes em particular. Antes de plantar, misture suas sementes de cenoura e de rabanete com borra de café. Depois, plante. Não só a borra aumentará o tamanho e a quantidade de cenouras e rabanetes que vão brotar, como também ela afugenta as pragas atraídas por seus vegetais. Faça esta tentativa, e observe o crescimento da sua "colheita".

6. Desodorizante - Quer você adore ou deteste o cheiro do café, este cheiro não é um problema quando se trata de usar borra de café como um desodorizante. A borra de café atrai e prende odores indesejáveis, sem misturar estes odores com o inconfundível aroma de café. Depois de secá-la (você pode usar toalha de papel) coloque a borra dentro de uma meia-calça velha. Feche e amarre a meia, e então simplesmente coloque estes sachês desodorizantes dentro de armários ou qualquer área que precise ser refrescada. Os resultados vão durar por algumas semanas, talvez por um mês. Você pode aplicar o mesmo método ao seu congelador. Para quê gastar dinheiro com bicarbonato de sódio, quando a sua borra de café faz o mesmo trabalho? Depois de secar como fez anteriormente, coloque a borra dentro de um pote vazio de margarina ou algo semelhante. Coloque a tampa sobre o pote, mas faça buracos na parte superior para permitir o fluxo de oxigênio. Sem esse oxigênio, a borra de café não será capaz de absorver os odores com eficácia.

7. Dê um empurrãozinho ao seu cabelo - Talvez você já esteja pronto para descartar completamente esta dica, mas a borra de café pode fazer bem ao seu cabelo, especialmente se você é moreno. Em nível cosmético, a borra de café intensifica a cor do cabelo marrom ou preto. O café também dá um brilho extra ao seu cabelo. Esfregando a borra no couro cabeludo, você pode melhorar a saúde da pele, ajudando a evitar caspa. Então como é que isto funciona? Quando você estiver no chuveiro e já lavou o cabelo, pegue um pouco de borra - não importa se ainda está molhada - e esfregue a borra em todo o cabelo. Depois de ter espalhado e friccionado bem em seu cabelo, enxágue. É uma boa idéia fazer isto depois de usar o shampoo e antes do condicionador, para ter certeza de você realmente removeu a borra, evitando que deixe algum cheiro no cabelo. Você também pode usar borra de café para tornar mais brilhante o pelo de seu cão. Algumas pessoas sugeriram que a borra pode servir como controle das pulgas. Embora a borra possa ser utilizada como um repelente de pragas em outras situações, nenhuma evidência sólida confirma que ela age como um repelente pulgas.

8. Inibidor de poeira - Não, eu não estou lhe pedindo para espalhar borra de café pela sua casa Isto é simplesmente um truque para quem tem uma lareira em casa. Se você tem uma lareira, é possível que a utilize com frequência, o que exige limpeza. A limpeza de uma lareira é um grande incômodo, uma vez que as cinzas que se formam são leves e arejadas, muitas vezes voando por toda a sua casa enquanto você tenta limpar. Mais uma vez, a solução para este problema comum está na sua cafeteira - borra de café molhada. Antes de limpar a sua lareira, tome uma boa quantidade de borra molhada e coloque suavemente sobre as cinzas e a fuligem. Ela rapidamente vai começar a absorver a poeira, o que lhe permitirá limpar sua lareira sem bagunça nem dor de cabeça.

9. Cultive seus próprios cogumelos - Este é de longe um dos usos mais interessantes para a borra de café, bem como uma técnica que você pode desfrutar em ambientes fechados o ano todo. Se você é fã de cogumelos e café, vai ficar surpreso em saber como é fácil combinar seus dois amores, e ter seus próprios cogumelos crescendo dentro de dias. Primeiro você precisa de um pote de vidro ou balde. Em seguida, você precisará obter pedaços e partes de plantas onde já estejam crescendo cogumelos, disponíveis para compra em muitos locais. Após desfrutar de três ou quatro chávenas de café, coloque a borra molhada no pote ou balde, e então empurre um dos pedaços de planta com cogumelos para dentro da borra. A cada vez que você beber café, coloque a borra no balde e acrescente mais planta. Assegure-se de manter a borra úmida. Dentro de alguns dias você deve começar a ver o cogumelo crescendo. Continue acrescentando mais borra e pedaços de plantas, até ocupar todo o espaço de seu recipiente. Talvez surja um pouco de mofo crescendo na borra; apenas remova o mofo para que não afete os cogumelos.

10. Cozinhando - Para cozinhar, não utilize a borra de café. Em vez disso opte pelo café que sobrou, ou pó fresco. Em vez de jogar fora o café que sobrou no fundo da xícara, utilize-o como amaciante de carne; mergulhe seu bife no café para tornar a carne mais macia, ao mesmo tempo acrescentando um sabor ótimo e diferente! Você também pode adicionar pó fresco em biscoitos e bolos de chocolate para um sabor mais rico e único. Tecnicamente você poderia adicionar a própria borra, mas o pó novo dá às sobremesas um sabor mais forte e fresco!

A borra de café é mais um exemplo que quase tudo é reciclável neste mundo maravilhoso que nós habitamos, se você gostou do post não deixe de saber que as dicas foi retiradas do site Como Fazer Tudo e a idéia inicial de publicar este post partiu da matéria que eu vi no Jornal Hoje da Rede Globo.

6 comentários:

CLAUDIA disse...

Amigo Hugo querido!
Adorei a dica para os cabelos com borra de café,nem imaginava que ele tinha essas propriedades.
Adorei sua postagem,muito boa,parabéns!
Obrigado por compartilhar!
Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

Irismar Oliveira disse...

Hugo que legal essas dicas, a para os cabelos achei interessante!!

http://ecologiaemeioambiente.blogspot.com/ disse...

Valeu pelas dicas gostei cara

Hugo Green disse...

De nada!
Abraço.

Gisele VasFi disse...

Hugo, amei as tuas dicas e acho que tenho mais uma para você. Pode encaixá-la na dica desodorante: quando mexo com peixe ou com alho e as mãos ficam com cheiro forte, costumo esfregar as mãos com borra de café, como se fosse sabonete. Esfrego até mesmo nas unhas e depois lavo com sabonete. Acho mais prático do que usar o tal "sabonete" de aço inox.
Valeu pelas dicas. Abraços, Gisa.

Denyartes disse...

Maravilhosas a dicas, uso a borra e os filtros para artesanato, agora já sei quem tem muito mais utilidade do que imaginava.
Valeu!!!!!!!!!!!!!
Denise - Santo André SP

Postar um comentário