Diversificando a Vida!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mortes por diabetes podem dobrar na próxima década, alerta OMS

 Mais de 200 milhões de pessoas no mundo têm diabetes e cerca de um milhão morrem a cada ano por causa da doença, número que pode dobrar na próxima década se não forem tomadas medidas urgentes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os números foram divulgados por ocasião do Dia Mundial do Diabetes no próximo domingo, 14 de novembro.

Em comunicado, a OMS ressalta as consequências da doença, sobretudo, na população de países menos desenvolvidos.

"A maioria das pessoas com diabetes vive em países de renda baixa ou média e têm entre 45 e 64 anos", destaca a organização.

Nestes países, os meios para controlar e detectar a tempo a doença são insuficientes devido à elevada despesa que representa para seu sistema sanitário.

Devido a estas precárias condições, cerca de 80% das mortes por diabetes são registradas em países de renda baixa e média.

O efeito do diabetes não controlado é a hiperglicemia (aumento das taxas de açúcar no sangue), que com o tempo afeta gravemente muitos órgãos e sistemas.

Segundo a OMS, manter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas e não fumar são algumas das medidas que ajudam a prevenir o diabetes.

A Assembleia Geral da ONU pediu aos chefes de Estado que realizem uma cúpula para tratar sobre a prevenção e o controle do diabetes e de outras doenças.

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário