Diversificando a Vida!

domingo, 5 de setembro de 2010

A nova velha história

Satélite capta fogo no Centro-Oeste em
22 de agosto deste ano ©Nasa 

As queimadas vistas no Brasil neste ano alertam a população para um problema grave: o aquecimento global. É dificil falar sobre emissão de gases do efeito estufa em teoria, mas é fácil olhar a terra queimando e entender melhor o processo.
Esse é um dos motivos que fazem a divulgação ontem, pelo IBGE, dos indicadores de sustentabilidade do Brasil tomar tanto vulto. A rigor, é uma reunião de dados já conhecidos, alguns mais, outro menos. Porém, justamente o fato de serem colocados lado a lado ajuda a compor um cenário sombrio. Ainda há muito o que se fazer no Brasil em termos de conservação de biodiversidade e de recursos naturais, e de controle do aquecimento global.

Vide o caso do cerrado. O relatório indica que o bioma já perdeu metade de sua área. E que responde hoje, exatamente pelo desmatamento e as queimadas que o afligem, pelo mesmo volume de gases-estufa que a Amazônia, uma média anual de 350 milhões de toneladas de CO2, o principal gás do efeito estufa. Considerando que dois terços das emissões brasileiras são consequência justamente do desmatamento e das queimadas, colocando o país entre os maiores emissores do mundo, veja o tamanho do problema.
Esses dados do cerrado o IBGE revisitou a partir de levantamentos oficiais divulgados no ano passado. Novidade, portanto, seria que sendo o problema mapeado ele fosse combatido imediatamente de todas as formas possíveis. Infelizmente, não é o que vemos acontecer.
Autor:camorim

0 comentários:

Postar um comentário